Atualidades, de nossa querida Açailândia, Maranhão e Brasil.

ZAP NOVO 98442 - 6071

segunda-feira, 13 de maio de 2019

AÇAILÂNDIA - Relatório denuncia violação de direitos a moradores no polo siderúrgico do Piquiá

Um relatório da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH) concluiu que a maioria das recomendações dadas às empresas do polo siderúrgico do Piquiá em Açailândia não foram cumpridas. O polo é alvo de diversas denúncias decorrente da poluição que atinge várias famílias na região.

Até o momento, o único avanço estaria sendo a construção de um novo bairro para reassentar mais de 7.500 moradores de Piquiá. Porém, os moradores contam que já houve mortes na região e ainda existem residentes adoecendo por causa da poluição.

Com o relatório pronto, as entidades querem reforçar o pedido para que as autoridades do Maranhão possam cumprir com suas obrigações e adotem medidas para que as empresas respeitem os direitos dos moradores de Piquiá.

Apesar do resultado do relatório, a Mineradora Vale informou que atua com responsabilidade social e ambiental mantendo todas as operações dentro dos padrões legais. Mesmo reconhecendo que o impacto gerado pela produção nas usinas de ferro gusa não tem relação direta com a Vale, a empresa afirma que vem mantendo diálogo permanente com todos os públicos interessados na questão para contribuir com uma solução conjunta sustentável, em favor da comunidade de Piquiá.

folha do bico
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Ads 500x60px

facebookgoogle plus

Pesquisar este blog