Atualidades, de nossa querida Açailândia, Maranhão e Brasil.

Zap do Blog F5 (99) 98128 - 2558

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Violência contra idosos cresceu no Maranhão

De janeiro a setembro de 2017, a Promotoria de Defesa do Idoso recebeu 1565 denúncias envolvendo maus tratos a pessoas da terceira idade, sendo que 61% dos casos de violência tiveram origem na família. Maus tratos e apropriação de bens e rendimentos são os crimes mais comuns, seguidos da negligência familiar e das instituições. Dentre os fatores que agravam a situação dos idosos está a falta de conhecimento dos próprios direitos, já que metade é analfabeta no Maranhão.
O crescimento do número de casos envolvendo idosos no Maranhão preocupa ao levar em consideração as previsões para o perfil populacional do Maranhão nos próximos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já existem mais de 900 mil idosos no Maranhão, sendo 150 mil em São Luís. Até 2020 o Brasil terá mais de 40 milhões de idosos, segundo o instituto, se tornando o 6º pais com mais idosos no mundo.
Existem vários tipos de violência contra o idoso, muitas vezes esquecidos pela família e pelo poder público. É uma população invisível, que sofre imensamente toda espécie de maus tratos. Os maus tratos são familiares, físicos, psicológicos, como também maus tratos pelo poder público quando negligencia políticas públicas voltadas para o idoso.

Casos como esses reforçam a importância da denúncia e da atuação das instituições no combate a violência contra a pessoa idosa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Ads 500x60px

facebookgoogle plus

Pesquisar este blog