Atualidades, de nossa querida Açailândia, Maranhão e Brasil.

Zap do Blog F5 (99) 98128 - 2558

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Açailândia - Sociedade Brasileira de Hansenologia denuncia discriminação em editais


A Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) denuncia três editais para contratação de pessoal com conteúdo discriminatório contra pacientes de hanseníase, lançados recentemente. A doença tem sido anunciada nos editais como item desclassificatório. 

Um dos editais, para contratação de agente de fiscalização de trânsito e agente de educação de trânsito, lançado pelo DETRAN-Pará, diz que a segunda etapa do concurso tem caráter eliminatório e compreenderá avaliação clínica e exames médicos e laboratoriais complementares. Dentre as condições incapacitantes na avaliação médica está a hanseníase. 

O edital pode ser acessado no link
http://www.portalfadesp.org.br/midias/anexos/575_edital_n_01_2018_sead-detran_-_edital_de_abertura.pdf . A Fundação de aparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA), que apresenta o edital em seu endereço na internet, informa que o texto foi redigido pela Secretaria de Estado de Administração (SEAD) do Pará. A Coordenadoria de Seleção de Pessoas da SEAD diz que recebeu a solicitação da SBH para que retifique o texto do edital e que está analisando o pedido.

Outro edital, para contratação de guarda civil municipal e agente de trânsito pela prefeitura de Timon (Maranhão),lançado em 30/22/2018, exige exame de hanseníase para prestar concurso público na prefeitura de Timon, no Maranhão. O edital está anunciado pela Universidade Estadual do Piauí e Prefeitura municipal de Timon no endereço eletrônico http://nucepe.uespi.br/downloads/preftimon18/EDITAL_001_TIMON_2018.pdf  . 

E um terceiro edital da Prefeitura Municipal de AÇAILÂNDIA (Maranhão) pede exame de hanseníase e baciloscopia para hanseníase como exigências de exames pré-admissionais para os cargos de professor, supervisor, auxiliar de educação infantil, professor de atendimento educacional especializado e técnico em radiologia. O concurso está divulgado no endereço https://www.acailandia.ma.gov.br/arquivos/legislacao/2018/Junho/EDITAL_0162018_III_CONVOCACAO_DOS_EXCEDENTES_NO_PROCESSO_SELETIVO_2018.pdf . 


Segundo a SBH, várias doenças podem ser incapacitantes. A hanseníase é uma doença que tem cura e de notificação compulsória, o que significa que as pessoas diagnosticadas seguem para tratamento e, em tratamento, o paciente não transmite a seus contatos.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Ads 500x60px

facebookgoogle plus

Pesquisar este blog