Atualidades, de nossa querida Açailândia, Maranhão e Brasil.

Zap do Blog F5 (99) 98128 - 2558

domingo, 4 de fevereiro de 2018

IEMA apresenta resultado de participação do programa mais IDH

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) realizou na semana passada, o seminário teve por objetivo apresentar os resultados do IEMA para o plano Mais IDH.

O Plano de Ações Mais IDH tem como prioridade os 30 municípios mais pobres do Estado, levando ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, saneamento básico, cidadania, esporte e cultura, totalizando 23 iniciativas.
O seminário mostrou que 44% dos participantes utilizam o curso para produção de bens para consumo próprio e 48% produzem para aumento da rentabilidade. A grande procura pela profissionalização vem de desempregados ou estudantes. Açaicultor, agricultura orgânica, artesanato de artigos de palha e fibras naturais, beneficiamento do pescado, inglês básico, operador de processamento de frutas e hortaliças, criação de animais de pequenos portes, artesão em pintura em tecido e MDF são algumas das formações oferecidas.
Dentre os exemplos de melhora profissional estão a Deuzilene Rodrigues, o Pedro Cardoso e a Jossélia Silva. A primeira, moradora do Quilombo Luciana, localizado em Serrano do Maranhão, foi aluna do curso FIC em agricultura orgânica e hoje produz hortaliças para consumo, venda local e para os programas PAA e PNAE. O segundo é morador do município de Itaipava do Grajaú, foi aluno do curso FIC em criação de animais de pequenos portes e hoje, com recurso financeiro recebido pela SAF, é criador de suíno. A terceira é moradora do município de Aldeias Altas. Foi aluna do curso FIC em panificação e confeitaria, e por meio da profissionalização, ampliou a variedade no cardápio oferecido em sua lanchonete.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Ads 500x60px

facebookgoogle plus

Pesquisar este blog