Atualidades, de nossa querida Açailândia, Maranhão e Brasil.

Zap do Blog F5 (99) 98128 - 2558

terça-feira, 12 de abril de 2016

Confira a agenda do Ônibus Lilas no Maranhão.

Fruto de uma demanda da Marcha das Margaridas, as Unidades Móveis fazem parte do programa “Mulher: Viver sem Violência”. São veículos, chamados de “Ônibus Lilás”, especialmente adaptados para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no campo, floresta e águas. A itinerância do Ônibus Lilás teve início no fim do mês de março (28 a 31) no município de Turiaçu e tem programação definida para os meses de abril e maio (veja programação).
Os serviços incluem prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramento legal. As unidades, também, têm função educativa, com a promoção de palestras e esclarecimentos sobre as Leis Maria da Penha e do Feminicídio e sua aplicação.
O Maranhão possui duas dessas unidades. As unidades são gerenciadas por um grupo de trabalho encabeçado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu); Secretarias de Estado da Saúde (SES); sociedade civil; Fetaema Fecopema, Fespema, Aconeruq, MIQCB, entre outros, promovendo ações conjuntas para a melhor operacionalização dessas unidades.
Desde o fim do ano passado as atividades da Unidade Móvel de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres em Situação de Violência ao Campo, Florestas e Águas vêm sendo realizadas levando atendimento como palestras sobre a Lei Maria da Penha e Feminicídio; Oficinas sobre o Uso do tempo e Autonomia Econômica para Mulheres. Outra atividade do Ônibus é uma parceria com o BNB que realiza o cadastro de grupos produtivos, orientando sobre os programas de microcrédito para mulheres.
Nesta itinerância a Unidade ganhou o reforço da Força de Saúde do Maranhão (Fesma) um programa criado pelo Governo do Estado voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e combate a situações de risco epidemiológico. O foco inicial de atuação da força estadual terá as seguintes prioridades: mortalidade infantil; mortalidade materna; diabetes; hipertensão; saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade.
Calendário das próximas ações
Abril
  • 11 à 20 de abril – Porto Rico, Mirinzal, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão e Bequimão;
  • 25 à 30 de abril – Lago Verde e Lago Açu
Maio
  • 03 à 06 de maio – São Benedito do Rio Preto
  • 10 à 18 de maio – Presidente Sarney; Santa Helena; Turilândia; Bacurituba.
  • 22 à 28 de maio – Paulino Neves e Barrerinhas
GOV. MA

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Ads 500x60px

facebookgoogle plus

Pesquisar este blog